Pesquisar este blog

Que tal ser atualizado pelo Twitter?

16 de set. de 2011

Cartaz - Semiótica Aplicada: Campanha pelo desarmamento

Nesta Sexta-Feira, os alunos de Design Gráfico tiveram a missão de criar um cartaz para a Campanha pelo Desarmamento do Governo Federal. Para a matéria de Semiótica Aplicada, ministrada pelo professor Cláudio Damaceno.

A missão consistia em seguir o briefing, criando um cartaz que, segundo as sugestões do roteiro, ilustrasse a campanha em questão, através de elementos da semiótica (Ícone, Índice e Símbolo)

Meu cartaz, que fiz em dupla com meu parceiro Fladson Soares, apresenta o título "Os dados rolam, as cabeças caem.", "Nesse jogo você é a única vítima", sugeridos pelo conselho do briefing.


Análise Semiótica: O rapaz em destaque é o homem ordinário, que joga o jogo de dados. Os dados são substituídos por cabeças de bonecos (Inocência). E a cabeça do rapaz substituída por um dado (O jogo quem faz é ele). 

A cor do rapaz pode representar dois entendimentos: Preto é morte (favor não confundir com raça!); E a soma do preto com o contorno branco representa uma área de investigação (Quando alguém morre, a perícia marca o local do homicídio com giz branco).

Claramente, o homem ordinário, arrisca a própria vida e de pessoas inocentes por permitir o armamento. O homem ordinário pode ser qualquer pessoa que deva tomar uma opinião/posição rápida sobre o desarmamento.







---------------
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
-----------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails

(+ Assinar email)

Digite seu email para ficar atualizado:

Delivered by FeedBurner

Sigam-me os bons