Pesquisar este blog

Que tal ser atualizado pelo Twitter?

20 de abr. de 2012

Propostas de Re-design para o Design Contemporâneo



Hoje, Sexta-feira, os alunos do curso de Design Gráfico tiveram que apresentar propostas de re-design para alguns produtos de suas escolhas, para a matéria de Design Contemporâneo.

Uma das missões era recriar o cartaz da exposição de obras dos alunos do curso, a cada turma formada.
Minha turma é a 4ª turma a ser formada nesse curso, em 2012.

Decidi criar um cartaz que remetesse ao estilo construtivista russo, que denota bastante poder e positivismo com muitos ângulos retos e com linhas que fogem de baixo para cima, mas se esquecer de ligar ao Design Contemporâneo, com muitas cores neutras, porem chamativas. A cor principal ao centro, a lilás, é a cor da Escola de Comunicação e Artes, por definição da própria universidade. E como plano de fundo é notável as principais cores do Construtivismo, que são cores quentes, vermelho, amarelo, laranja.

O cartaz também é preenchido com vários ícones referentes a profissão do designer. Começando pela esquerda com a lampada. Por mais clichê que possa parecer, eu não quis sair do obvio propositalmente com esse simbolo de ideias e de inspiração; Em seguida, vem o livro, que é um simbolo para leitura, conhecimento, cultura e aprendizado; Ao centro, temos um dos principais icones, a caneta (ou lápis), que representa a atividade do design, do rascunho, a produção, o desenvolvimento de ideias sendo colocadas no papel; E na direita, temos o simbolo da Maçã, que é a marca da Apple invertida, que por sí só já representa a própia Apple como ferramenta de trabalho, mas também pode significar sorte, uma vez que uma maçã caiu na cabeça de Izac Newton gerando um novo conceito físico, e também a ousadia, sabendo que Eva comeu do fruto proibido, ela ousou ao fazer isso (ligando isso apenas ao conceito, e não ao fato de ser é certo fazer o errado); E por fim, um Rolo de película de filme, que remete a artefinal e produção audiovisual, que na maioria dos casos, é o ápice da carreira de um designer, que acabam trabalhando em super-produções de videos.

A tipografia utilizada, obviamente foi uma tipografia do estilo construtivista, e por fim, assinando o cartaz com a logo da Universidade Potiguar.




Uma outra missão para a matéria de Design Contemporâneo, era fazer uma releitura de algum produto cultural (Cartaz, capa de livro, rótulo etc). Para essa questão, resolvi fazer três opções.

E a primeira delas foi um poster conceito (art concept) para o jogo do filme Bastardos Inglórios.
Imaginei que o jogo fosse produzido pela Rockstar, a produtora de jogos como Grand Theft Auto IV, Red Dead Redemption e LA Noire. Então para seguir o exemplo dos cartazes dos jogos, utilizei a mesma técnica usada pelos artistas dos cartazes da Rockstar: Stephen Bliss e Anthony Macbain, que criam um estilo de pintura digital, usando air brush e a partir de várias "pinceladas", chegasse na opacidade e preenchimentos desejados. Então fiz isso apenas com tons de vermelho para remeter ao filme que é bastante violênto.


Arte de Stephen Bliss
Original
Releitura
O outro cartaz foi mais simples. Uma releitura do cartaz do filme Círculo de Fogo, apenas seguindo um estilo já aproveitado por Eric Palmer, que recriou cartazes de filmes em estilo 8-bits dos jogos antigos.

Cartaz original do filme Círculo de Fogo
Arte de Eric Palmer

Releitura

O último cartaz foi uma releitura da capa de DVD do filme O Menino do Pijama Listrado. Dessa vez utilizei apenas um conceito minimalista, com silhuetas dos personagens e mostrando características dos detalhes no filme, como o muro e a cerca.

O Menino do Pijama Listrado

Releitura

Para finalizar, a próxima missão era criar uma nova proposta de design, para suprir graficamente uma empresa. Minha escolha foi uma escolha real, sobre uma marca que eu já avia refeito antes, mas por motivos de falta de verba, os donos não me procuraram.

Original
Nesse caso, recriei não apenas a marca, mas todo o conceito e volta dela, aproveitando criar também um mascote, que serviria de suporte para a marca.

Sauro, é o nome do personagem. Um Saurópode herbívoro que só se alimenta de "saladonas". Os Saurópodes são os maiores da sua espécie, portanto ele só pode se alimentar em um lugar: No restaurante Saladona.

Releitura



---------------
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
-----------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails

(+ Assinar email)

Digite seu email para ficar atualizado:

Delivered by FeedBurner

Sigam-me os bons