Pesquisar este blog

Que tal ser atualizado pelo Twitter?

4 de fev. de 2011

TUTORIAL: Desenho a lápis com o Photoshop

Visto em: Photoshop Creative


Desenhos a lápis de cor são difíceis de criar com o método tradicional. Descubra aqui um método fácil de dar a suas fotos um efeito de rabisco



Se você já viu programas online que dizem transformar uma foto em “um lindo desenho a lápis”, provavelmente também já questionou a definição de “lindo” para essas pessoas, já que os resultados são bastante duvidosos e claramente produzidos por um filtro meia-boca.

Mas não esquente – com uma ajudinha do Photoshop, é fácil transformar uma foto em um desenho colorido a lápis sem que você precise ser um artista muito habilidoso. Não é necessário nenhum conhecimento artístico (ou quase nenhum, mas quem sabe desenhar homens-palito já vai se virar bem). Mostraremos como imitar um desenho feito à mão sem precisar desenhar de verdade graças à magia das camadas do Photoshop. Depois de passar por algumas etapas simples de edição da imagem, vamos desenhar em uma camada de sobreposição para criar o efeito de lápis. Você pode usar os pincéis Pastel existentes do conjunto Dry Media E… ects ou um pincel personalizado de www. photoshopdaily.co.uk, na seção Freebies. Seus rabiscos “revelarão” os detalhes da foto a cada pincelada – como naquelas raspadinhas da loteria.

Para evitar confusões, note que quando falamos de “lápis” estamos nos referindo ao pincel que usaremos, NÃO à ferramenta Pencil do Photoshop. Além disso, o efeito é obtido com a sensibilidade à pressão proporcionada por uma tablet gráfica. Embora seja possível seguir este tutorial com um mouse (alterando manualmente a opacidade), o efeito não fica tão bom.



01 Em cinza

Abra sua própria imagem ou a alternativa de nosso site. Na camada da foto, pressioneCtrl/Cmd + J para criar uma duplicata. Na camada da cópia da foto, vá a Adjustments > Hue/Saturation (ou pressione Ctrl/Cmd + U) e deslize a barra de saturação até -100 para remover as cores da imagem. Pressione Ctrl/Cmd + J na camada da cópia para criar uma nova duplicata em preto e branco.

02 Oh-oh! Para onde ela foi?

Ajuste o modo de mesclagem dessa camada paraColor Dodge na paleta Layers e vá a Image > Adjust > Invert (ou pressione Ctrl/ Cmd + I) para invertê-la. Por enquanto, você não verá nada na tela, mas não se preocupe!

03 Esquece, achei

Vá a Filter > Blur > Gaussian Blurescolha um Radius de 163,4px e dê OK para aplicar. Você perceberá que alguns detalhes começam a parecer com um esboço a lápis monocromático.







DIFERENTES PINCÉIS

Embora os pincéis Pastel sejam bacanas para este efeito, vale a pena brincar com os ajustes de qualquer pincel personalizado para ver de que outras maneiras ele pode funcionar.


Mude o padrão

Uma textura diferente altera na hora a aparência das pinceladas. Neste caso, Kraft Wafle cria uma qualidade de tecido.


Troca de parceiros

O Dual Brush mistura o pincel com outro; escolha um “parceiro” diferente para encontrar efeitos inesperados.


Cor dinâmica

Na seção Color Dynamics é possível alterar diversos comportamentos; experimente pôr Saturation Jitter a 100% para ter cores variadas em uma só pincelada.


Não se esqueça

Opções como Noise, Wet Edges, Airbrush e Smoothing têm menos efeito, mas vale a pena considerá-las.


Espaçamento

Ao experimentar com pincéis, tente alterar o espaçamento (em Brush Tip Shape) para mudar radicalmente a pincelada.


PREPARAÇÃO

Já que não dá pra sair desenhando...


04 Sangramento

  Depois, vá à primeira camada de cópia da foto e reduza a opacidade da camada para 57%. Isso permitirá que uma pequena quantidade de cores da camada da foto “sangrem” até a imagem.

05 A diversão está chegando...

Crie uma nova camada (Shift + Ctrl/Cmd + N), chame-a de Lápis de cor e use o modo de mesclagem Overlay. Mova esta camada diretamente para cima da camada original da foto.

06 Hora do pré-ajuste!

Se quiser, baixe PshopCPencil preset.tpl de
photoshopdaily.co.uk e instale em sua
pasta Tool Presets (o nome deve ser algo
como Adobe Photoshop > Presets > Tools).
De volta ao Photoshop, encontre a aba Tool
Presets,
 clique na setinha para acessar o menu

flutuante e escolha Load Tool Presets.

07 Escolha o pincel

Pressione “B” para selecionar a ferramentaBrush e escolha a opção Pencil Brush na abaTool Presets  – por ser um pré-ajuste, ele já terá as configurações corretas. Clique duas vezes na paleta de cor do primeiro plano e escolha uma cor com os valores Red 47, Green 76 e Blue 126. Senão, escolha um dos pincéis de pastel do conjunto Dry Media E… ects.

08 A parte legal – rabisque!

Usando seu pincel, rabisque sobre a camada Pencil Color sobre todas as áreas coloridas da imagem. Você notará que ao “rabiscar” sobre a imagem, ela começa a mostrar mais das cores subjacentes das camadas abaixo.


“CLARO, FUI EU QUEM FIZ...”

Como simular um visual desenhado


09 Sob pressão

Imagine que você está desenhando com um lápis em papel e move o lápis rapidamente em ziguezague pela imagem. Como o pincel está ligado à sensibilidade da tablet gráfica, é possível variar a pressão aplicada como em um lápis de verdade.

10 Siga as curvas

Mude a direção de suas pinceladas ocasionalmente para criar um efeito de hachura, mas não exagere ou o efeito fica sujo. Faça as pinceladas seguirem as curvas do rosto e do corpo da mulher. Não se preocupe se ultrapassar as linhas da pele e invadir o cabelo – vamos desenhá-lo mais tarde.

11 Aquilo roxo

Depois de desenhar sobre todas as áreas de cor da imagem com azul, escolha um nova cor roxa de R 113, G 70 e B 149 e desenhe sobre as áreas da parte superior direita da imagem. Isso ajuda a variar as cores, deixando-as mais ricas.

12 Dedo no olho!

Terminado o desenho, a camada Lápis de cor deve se parecer com esta ilustração, quando vista sozinha. Para conferir a sua, segure Alt e clique no olhinho ao lado da camada Lápis de cor na paleta Layers para ocultar todas as outras camadas. Clique novamente no olhinho, ainda segurando Alt, para torná-las visíveis novamente.

13 Controle das bordas

Crie uma nova camada (Ctrl/Cmd + N), chame-a de Edições lápis e mova-a para o alto da pilha. Use esta camada para adicionar bordas mais escuras e a definição traçando ao longo dos contornos da mandíbula, ombros e dedos usando um azul escuro retirado da imagem (segure Alt enquanto usa a ferramenta Brush e clique na cor).

14 Trace os elementos

Dê mais definição aos olhos, sobrancelhas e boca. Não se preocupe se os seus dons de desenho forem meio rústicos – trace simplesmente os detalhes da imagem para torná-los mais escuros e pronunciados. A seguir, escolha a cor da sombra da pele e sombreie a orelha esquerda, já que os efeitos da camada a deixaram branca; ela deve estar sob a sombra do rosto.

15 Tratamento capilar revolucionário –  porque você merece

Não importa o quanto você desenhe na camada sobreposta, o cabelo ainda parecerá uma foto. Cubra essa impressão rabiscando na camada Edição lápis com uma mistura de rosas para os meios-tons, roxo para os tons escuros e branco para os realces. Use o cabelo original como guia, mas adicione mechas extras se desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails

(+ Assinar email)

Digite seu email para ficar atualizado:

Delivered by FeedBurner

Sigam-me os bons