Pesquisar este blog

Que tal ser atualizado pelo Twitter?

7 de ago. de 2009

Helvetica – a fonte mais famosa

Em 1957, Max Miedinger criou a família tipográfica chamada Neue Haas Grotesk, que foi comprada por Eduard Hoffman para a empresa Haas’sche Schriftgiesserei de Münchenstein, Suíça. Não foi até 1960 que a fonte foi renomeada para refletir o nome do país em latim – Helvetica. Espalhado como um símbolo de tecnologia-de-ponta suíça, Helvetica se tornou reconhecida mundialmente.


O objetivo da tipografia conhecida hoje com Helvetica, era de criar um tipo claro, sem significados culturais, de fácil legibilidade e que pudesse ser usado em diferentes tipos de suporte: desde sinais de trânsito até impressos em papel.

Helvetica é uma das fontes sem-serifa mais usadas no mundo. Existem versões para línguas derivadas do latim, cirílico, hebreu e grego além de versões especiais para hindu, urdu, khmer e vietnamita. Variantes dos sistemas de escrita baseado em caractéres incluem chinês, japonês e koreano foram desenvolvidos para complementar a Helvetica.

Entre as empresas mais famosas que usam Helvetica nas suas marcas incluem a 3M, American Airlines, a rede de jornalismo BBC News, Boeing, Jeep, linhas aéreas Lufthanse, Microsoft, Panasonic e muitos outros. A fonte está até impressa nos ônibus espaciais da Nasa, além de ter seu próprio filme.



Em 1982, Robin Nicholas e Patricia Saunders, da Monotype Typography, criaram a Sonora Sans Serif, que acabou sendo renomeado para Arial quando a Microsoft passou a distribuí-lo com o Windows 3.1 em 1992. Existe muita controvérsia quanto a esta fonte, pois muitos dizem que é uma cópia quase igual da fonte Helvetica.

Entre as similaridades, nota-se que ambas tem uma largura muito próxima. O jeito mais fácil de distinguir uma fonte da outra é observando as letras em caixa-alta C, G e R, assim como as em caixa-baixa a, e, r e t.



Com mais de 50 anos de existência, é seguro dizer que Helvetica é a fonte mais popular do mundo.

Faça o download de diferentes pesos da Helvetica (Bold, Condensed, Light, etc) aqui.



Texto copiado na integra de Design.blog.br
Créditos

----------------------------------------------------


----------------------------------------------------
Add to Google Reader or Homepage

 Subscribe in a reader

Powered by FeedBurner



Assine meu FeedSigam-me no TwitterAssinem meu canal do YoutubeMeu DeviantARTÁlbum PicasaMyspace
Meu X-Fire


6 comentários:

  1. Helvética... tão cheia de história cmo qd eu penava tentando abrir arqivos editados nela sem a pussuir...rsrsrrsrs

    ResponderExcluir
  2. Por favor não fazer hotlink das imagens.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. > Canha ...

    colocar a fonte do artigo não é suficiente? =/

    ResponderExcluir
  4. Olá Héssed.
    Eu agradeço pelo link. Mas estou falando das imagens mesmo. Você linkou as imagens direto do meu servidor. Ou seja, a cada pessoa que acessar o seu blog, ela vai automáticamente consumir banda de transferência do meu site. E isto hoje em dia infelizmente custa caro.
    Não me importo de copiar o artigo já que a fonte está citada, mas por favor salve as imagens no seu computador e depois faça o upload para o seu servidor. Assim, nenhum de nós sae perdendo ;)
    Não é por mal que falo, mas é que como isso pode fazer com que meu blog consuma mais tráfego, eu acabo pagando mais por isso (já que tenho servidor pago).
    Dá uma olhada no Google por "o que é hotlink". Não tem a ver com linkar o autor do artigo em si.
    De qualquer forma, agradeço pelo link ;)
    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. >Canha:

    Ta ok então. Eu sei oq é hotlink, mas levando em consideração que meu blog é quase pessoal (lê-se bem-poucas-visitas) achei q não fosse esgotar seu seu trafico (e nem vai rsrs). Minha linkagem as vezes pode ser um retorno pra vc, mas é claro, é seu e você tem o direito de questionar.

    Bom, não farei mais hotlinks das suas imagens. Obrigado pela atenção =)

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails

(+ Assinar email)

Digite seu email para ficar atualizado:

Delivered by FeedBurner

Sigam-me os bons